segunda-feira, 3 de agosto de 2009

PARA QUE SERVEM AS NOSSAS JUNTAS DE FREGUESIA?!

A poucos meses das eleições autárquicas e já se conhecendo todos os candidatos às Câmaras Municipais dos Açores, vão se desenhando aos poucos os candidatos às nossas Juntas de Freguesia. Nunca como agora os Partidos e os seus profissionais mostraram tanto interesse pelas nossas freguesias. Sei de alguns, coitados pobres, que quase imploram para que as pessoas façam parte das suas listas. Outros porém até teem gente a mais nas listas e chateam-se uns com os outros.
Se eu fosse candidato à minha terra apenas punha no meu manifesto eleitoral uma frase: "Farei o que me deixarem".
Afinal, não consigo perceber para que servem as Juntas de Freguesia! Fazem me lembrar aqueles caseiros de antigamente que serviam nas casas senhoriais! Tratavam da propriedades e prestavam contas ao "senhor". Agora, os nossos Presidentes de Junta cuidam das suas terras e prestam "vassalagem" aos "senhores e senhoras" do poder.

2 comentários:

Carlos Faria disse...

Efectivamente em termos de obra, estão condicionados ao que lhes deixam fazer, tão pobres são as suas receitas...
Mas como ex-presidente de junta há já 8 anos, confesso que em termos de dinâmicas sociais e de representação do povo ao nível das autoridades são pessoas muito importantes e podem marcar uma terra. Para já não falar em momentos de catástrofe como aquele que tive de passar na minha ribeirinha do faial em julho de 1998, em que o papel da junta na organização das pessoas e do seu auxílio foi fundamental. Certo que nunca recuperei plenamente do desgaste psíquico de tal situação de que era também sinistrado

Francisco Costa disse...

As Juntas de Freguesia, acima de tudo tem que ouvir as pessoas e dar-lhes voz.
As Juntas de Freguesia não tem orçamento para grandes obras, mas podem certamente exigir junto das Câmaras Municipais e Governo a realização de obras que sejam do interesse da freguesia.