sexta-feira, 19 de junho de 2009

A CERTIFICAÇÃO DO CANIL E A TOURADA NA RIBEIRA GRANDE

O Canil de Ponta Delgada foi certificado. Certamente uma boa noticia para todos os caes utentes daquela infraestrutura. Acabei de saber disso. Fiquei satisfeito por todos os caes que ali habitam. Não que seja um defensor intransigente dos animais, mas porque acho que é sempre melhor ter um cão bem fechadinho num canil, certificado de preferência, do que tê-lo à porta a ladrar toda a noite, como infelizmente tenho alguns na minha rua. Também por isso, embora não só, a freguesia de São Roque tem condições para ser elevada a Vila!!! Menos mal. Podia ter pretensão maior e pretender passar a Cidade também!
Não sei se será devido a isso (à certificação do Canil de Ponta Delgada) que vamos receber uma delegação de animais da Ilha Terceira, mais propriamente, touros, devidamente acompanhados pelo seu Granadeiro e Capinhas! Isto segundo vi e ouvi no telejornal da RTP/A pela boca do Presidente da Comissão de Festas de São Pedro da Ribeira Grande que orgulhosamente dizia que tudo vinha da Ilha Terceira! Tudo o que está relacionado com a tourada, penso eu. Espero que nas Carvalhadas de São Pedro não apareça um bailinho de Carnaval! Não que tenham algo contra, até pelo contrário. Ainda por causa das Touradas à corda em São Miguel muitos teem se mostrado contra, entre os quais algumas associações ambientalistas e de defesa dos animais! Ainda percebo a posição dos defensores dos animais. Não entendo a preocupação dos ambientalistas pelas touradas à corda! Mas eles lá saberão, embora até compreenda que como não podem alvitrar-se em defesa de problemas ambientais (porque estes não existem nos Açores por sermos uma Região cheia de espaços de reserva bioesférica) teem de defender outras causas...
Não sei se a vinda desta "delegação de touros" à Ilha de São Miguel terá alguma coisa a ver com a certificação do Canil de Ponta Delgada ou com qualquer outra coisa, mas não acho nada de mal esta promoção de intercâmbios nos Açores, mesmo que seja de touros ou de outra espécie animal qualquer. Cada vez mais São Miguel é uma Ilha inter-cultural e mesmo que isso possa significar a perda de identidade por um lado é certamente o ganho de outras identidades por outro e nas Touradas à corda há sempre quem ganhe uma identidade nova quando é apanhado pelo touro!

Sem comentários: