quinta-feira, 16 de julho de 2009

FESTA BRANCA EM PONTA DELGADA

Já está anunciada para 1 de Agosto mais uma edição da Festa Branca em Ponta Delgada, dando-se assim seguimento a uma ideia que parece que veio para ficar e já marca o Verão da maior cidade de São Miguel.

Aliás estou em crer que a Festa Branca e as Festas do Espirito Santo serão indiscutivelmente para sempre um simbolo da gestão de Berta Cabral em Ponta Delgada e quanto a mim uma não pode ser vista sem outra. Ou seja, a Festa do Espirito Santo está intimamente ligada à Festa Branca. Mas nestas coisas de história e de ligações deixarei para o caro José de Mello (com dois ll) que com certeza mais ano menos ano editará um livro sobre a Festa Branca. Digo que a Festa Branca está ligada à Festa do Espirito Santo porque uma e outra estão relacionadas com o branco do espirito ou com o Espirito em branco como se pude ver em alguns casos no desfile de Sábado à tarde (fracos espiritos por lá apareçam não trazendo nada de etnográfico e pouco de tradicional), mas enfim, o que conta é sempre a intenção e pode ser que a luz branca do espirito santo ilumine o escuro espirito de imaginação!

Cá para mim a ideia de Berta Cabral com as Festas do Espirito Santo e com a Festa Branca é de purificação! E cada vez isto faz mais sentido. Repare que Berta Cabral impulsinou as Festas do Espirito Santo em Ponta Delgada, mandou construir uma Igreja a Nossa Senhora de Fátima, promove a Festa Branca... enfim branco mais branco não há! Só espero é que esta mania das brancuras não fique a conta da autarquia também branca.

1 comentário:

Anónimo disse...

As festas do Sr. Espirito Santo
ocorrem no Domingo do Pentecostes, sete semanas depois da Páscoa.
Há séculos.

Por cá, há quem mude conforme o vento.

As festas do Sr. Espirito Santo são avessas ao espalhafato. São humildade, dádiva e solidariedade.

Por cá há quem arranje cortejos civicos, pague a delegações para virem do estrangeiro, passeie vaidades e confunda com politicas o que é de Deus.