sexta-feira, 30 de abril de 2010

A COISA TA PRETA PARA A RTP AÇORES

Ouvi falar esta manhã no noticiário da TSF/Açores num relatório arrasador do Conselho de Opinião da RTP (penso que é assim o nome) sobre os canais regionais. Por aquilo que percebi, não é intenção da RTP investir muito mais nos centros regionais, nomeadamente nos Açores. Segundo o que ouvi, parece que é recomendado à RTP Açores conseguir maior autonomia administrativa e financeira da casa mãe.
Ou seja, resumindo ou concluindo... a coisa está preta!
Não sei se os senhores deste Conselho explicam ou não no relatório como conseguir esta autonomia, nem sei se os ditos senhores conhecem a realidade açoriana mas quase tenho a certeza que os tais senhores nunca viram uma emissão da RTP Açores, porque de certeza que se tivessem visto nem perderiam tempo a elaborar o relatório...
Para que serve um serviço regional destes?
Os telejornais... com falta de noticias (se não fosse a agenda do governo certamente que o telejornal poderia muito bem ser semanal);
Os programas de informação... com os mesmos entrevistados do costume (excepção seja feita ao Estado da Região);
O Atlântida... cada vez mais parecido ao Açores VIP;
O Desporto... só noticias do Santa Clara, ignorando por completo o excelente trabalho de milhares de jovens em formação nas mais diversas modalidades;
Directos? só mesmo nos congressos partidários... Veja-se agora o "passar ao lado" da RTP Açores no Mundial de Ginástica a decorrer em Ponta Delgada! Que tenha conhecimento, nada se verá em directo de lá, nem gravado... apenas reportagens e ainda no passado domingo durante um evento de ginástica realizado nas Laranjeiras onde se juntaram centenas de ginastas açorianos, a organização até esperou que chegasse a RTP Açores... e como chegaram já no final da prova, lá as "piquenas" actuaram para os "piquenos" da RTP Açores.
Enfim... se não fosse a produção externa (O BOM DIA é disso o exemplo) os açorianos já nem se davam ao trabalho de ligar a televisão para ver a RTP Açores.
Cada vez mais, com ou sem relatórios, com ou sem intervenção do governo na estação, a RTP Açores, a mesma que aproximou as Ilhas, distancia-se dos açorianos e resume a um canal de circuito fechado, tipo cine clube.
É pena que uma casa com tantos e bons profissionais chegue a este estado... Os açorianos, a começar por todos os que ali trabalham, merecem e querem melhor!

2 comentários:

Anónimo disse...

O problema maior é mesmo o conteúdo. Já nem o Zeca Medeiros tem paciência para elaborar uma produção, apesar de que, arranjar financiamento hoje em dia deve ser complicado.Julgo que a estação está mesmo condenada porque o que poderia salvar a RTP Açores seria uma mega injecção de capital para produzir, talvez, uma novela da noite e uma série juvenil, com realização e artistas açorianos.O que aconteceria?Mais audiências, logo, mais investimento de marcas regionais em termos de anúncios, product placement, etc, logo, mais receitas pró canal.Este podia ser o fio condutor para um futuro promissor da estação (sim, é uma utopia).Mas enfim... desde que continue lá o Luciano Barcelos não há hipótese lololol.

The Advertiser

Anónimo disse...

A selecção dos assuntos da actualidade regional a acompanhar tem a ver com a gestão. É portanto competencia dos responsaveis regionais que mantem uma linha quase 100% institucional. Estou a falar da informação. Produzir series ou filmes é praticamente impossivel por causa da falta de dinheiro. A RTP/ Açores é muitissimo bem gerida, há mais chefes que indios. Os chefes são naturalmente quem é acritico.