sábado, 3 de outubro de 2009

O MEU FASCINIO PELA CAMPANHA ELEITORAL

Desde pequeno que fico fascinado com as campanhas eleitorais. Lindo! Aliás, posso até concluir, que não há nada mais parecido às Festas do Espirito Santo do que as Campanhas Eleitorais. Nestas últimas, tal como nas Festas do Senhor Espirito Santo é notório o espirito de partilha, de solidariedade, de amizade, de dádiva. Nas festas do Senhor Espirito Santo distribui-se vinho, pão, carne e massa. Nestas Festas, que não são do Senhor Espirito Santo, mas que são dos Senhores que pensam ser mais que o Senhor Espirito Santo, distribuem Camisinhas (de vestir), esferográficas, isqueiros, bonés, guarda chuvas e em muitos lugares até comidinha se tem dado sob o pretexto de churrasco disto e daquilo o que me leva a concluir que aqui até se dá mais que nas Festas do Senhor Espirito Santo.
Dai o meu eterno fascinio pelas campanhas. Mesmo nas freguesias onde nunca nada acontece durante anos, quando chega a esta altura, tudo pode acontecer. Um, dois ou mais concertos poderão realizar-se, os homens e mulheres, alguns que apesar de ali residirem há anos, numa falaram com o vizinho da frente, são nesta altura, capazes de abraçarem tudo o que lhes aparecer pela frente. Espalham-se sorrisos, acenos, beijos, abraços. Trocam-se olhares e fala-se calorosamente da defesa dos interesses locais. No dia seguinte, a maior parte já nem se lembrará do nome da localidade onde esteve. Tal como nas Festas do Senhor Espirito Santo, as ruas enfeitam-se, neste caso, com pirosas mensagens ao lado de fotografias que retratam exactamente a visão que muitos teem para a sua terra, pois esta é tão desfocada como as fotos que os apresentam.
Mas continuo fascinado com as campanhas! Estranho fascinio o meu por estas festas que juntam tanta fraqueza de espirito e que me lembram outras festas que celebram o espirito!
Bom, acho melhor terminar este post. O meu espirito hoje não anda a bater bem! Será do tempo?! Ou do raio do barulho que me atordoa do lado de fora! E temos festa até sexta feira!

Sem comentários: