domingo, 4 de outubro de 2009

CHEGOU A HORA DOS MUSEUS DE ARTE CONTEMPORÂNEA

Está dito, está feito. Quer Berta Cabral, quer Carlos César já anunciaram a criação de um Museu de Arte Contemporânea. Um em Ponta Delgada, outro na Ribeira Grande. Cada um terá o seu. A César o que é de César e a Berta o que é de Berta! Melhor que um museu, só dois! Assim, passaremos a ter a arte contemporânea do Governo e a arte contemporânea da Câmara de Ponta Delgada. Sim, porque a arte é coisa que se vê de diferentes prismas e certamente que a visão de arte de César não é nem de perto de longe igual à de Berta. Para pessoas diferentes, interpretações diferentes!
Já se está mesmo a ver o sufoco que será para todos os agentes culturais desta pobre Região! O dinheirinho (o pouco que restar daquele que vai para as Portas do Mar e para o Teatro Micaelense) irá todo para esta nova estrutura! Em Ponta Delgada, os troquinhos que restarem do Campo de São Francisco, Coliseu e outras arruadas será igualmente investido em betão, na construção do dito museu de arte contemporânea, que até já tem sitio para ser implantado. Só espero que não seja muito perto do emissário submarino, porque se for a arte vai cheirar muito mal!

1 comentário:

DIZumano disse...

Parabéns pelo comentario sobre os «dois» museus de Arte contemporanea. Se não fosse açoriano e não tivesse vivido 22 anos em S.Miguel só teria razões para festejar um bem que falta para a dinamização cultural da Ilha/região. Mas... a realidade, nós a conhecemos: Ou ficam os dois pelo caminho ou faz-se um e fica a meio! ....Mas vamos ser positivos e pensar que serao espaços muito aproveitados pelas populações locais e regionais! E que sobretudo traga lufadas de arte fresco a um arte decatende e regionalista na sua maioria! É bom lembrar que estamos no século XXI e que «as novas catedrais» são esses museus de Arte Contemporânea. Não queira os Açores continuar no mesmo marasco/estagnação, mas que olhe em frente e aposte no futuro seriamente: cultural, economico..etc etc..