segunda-feira, 27 de setembro de 2010

É PRECISO PUXAR AS ORELHAS A ALGUNS BOMBEIROS

Não sei o que dizer, mas esta coisa das ambulâncias andarem para ai aos encontrões por irem supostamente acudir a uma urgência é coisa que dá que pensar! Por muito respeito que tenha pelos Bombeiros é preciso que alguém lhes puxe as orelhas nestes casos. Ainda Sábado, por volta das 19h cruzei me com um camião de bombeiros a fazer uma curva totalmente fora de mão. Embora fosse em serviço em direcção a um incendio que estava a ocorrer na rocha das Candelária, penso eu, não havia necessidade nenhuma de fazer a curva daquela maneira.

2 comentários:

Jordão disse...

Amigo Zeze,

Não é bem assim. Eu vou responder-lhe da mesma forma que respondo ao meus amigos: os bombeiros da Ribeira Grande e Ponta Delgada têm, por ano, 12.000 a 13.000 saídas o que dá mais de 30 saídas por dia. Ambos têm, por turno, 2 a 3 equipas a sair. Fazendo as contas, dá, mais ou menos 10 saídas por equipa. Um saída (serviço) dura, no mínimo 30 minutos, ou seja, é todo o dia na ambulância. Mais 100/150 incêndios por ano acha mesmo que queremos passar esse tempo todo com um sirene aos berros a 20 cm das nossas cabeças?! Portanto, como pode ver, só assinalamos marcha de urgência, quando estamos mesmo em urgência.
Mais: se muitas vezes ultrapassamos os limites é porque sabemso que do outro lado está alguém que precisa e que para esse alguém os segundos são minutos e os minutos horas. Portanto, todos os segundos conta. Para salvar vidas por vezes exageramos, mas se estivesse no lugar das vitimas, também quereria que fosse assim. Claro que há limites. E por vezes há exageros mas não são assim tão frequentes. Só que um noticia com um acidente com uma ambulância tem muito mais impacto exactamente por isso: não ser nada comum.
Espero ter conseguido ser claro.

Um abraço

Ah! Já agora faço um apelo a todos que circulam nas vias publicas (condutores e peões) para que façam o favor de facilitar a passagem dos veículos em emergência pois nunca sabemos se e quando é que vamos precisar de auxilio.
Parar, encostar à berma, assinalar que está encostado, mesmo que se encontra no sentido contrário, por 3 ou 4 segundos não custa assim tanto e está ajudar, não os bombeiros mas a quem está aflito naquela altura. Obrigado

ZEZE disse...

Amigo Jordão, concordo em pleno consigo. O puxão de orelhas a que me refiro é a ALGUNS Bombeiros. Felizmente, não a todos. Isso é como em qualquer profissão. Há bons e maus e assim assim. A minha intenção não é tratar todos por igual.
Um abraço